O jabaculê é um "incentivo" oferecido aos meios de comunicação de massa em troca da divulgação de determinado artista ou produto artístico.
Considerado como uma espécie de suborno atualmente, o jabaculê (ou jabá) era uma prática comum e legal na primeira metade do século 20.
Conhecido pelos termos em inglês "payola" e "song plugging", ele fez parte da estratégia de marketing empregada pela indústria fonográfica. Segundo alguns historiadores, a prática do jabaculê contribuiu para o sucesso rock'n'roll nas rádios norte-americanas nos anos 50.
Mas, foi justamente isso que levou a sua condenação. O repentino sucesso do rock uniu a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos e um poderoso lobby conservador, preocupado com a qualidade daquela música e dos artistas que a cantavam, numa investigação que levou à "criminalização" do jabaculê.
O DJ Alan Freed, criador do nome rock'n'roll e um dos maiores divulgadores do gênero, chegou a ser condenado por receber pagamentos e participações em troca de tocar determinadas músicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário