Biodiversidade, também chamada de diversidade biológica, vem do grego “bios” que significa “vida”, logo o termo trata da diversidade de todo e qualquer tipo de vida existente em nosso planeta, região, país ou numa simples comunidade, desde planas, animais à microrganismos.
Descubra o que é a biodiversidade
Esta biodiversidade é responsável pelo equilíbrio ecológico em todo o planeta, ela mantém os níveis de população regulados em cada tipo de ecossistema, é o que nos mantém vivos, e mesmo sendo tão importante ela vem sendo constantemente ameaçada e degradada impiedosamente dia após dia.
O curioso é que apesar de precisar dela para sobreviver e tirar suas matérias primas, alimentos e recursos, é o próprio homem sua maior ameaça. Isto ocorre graças ao crescimento desordenado e cada vez mais descontrolado da industrialização, que com constante incentivo do capitalismo arrasa ecossistemas inteiros em busca de território e matéria prima.
Ameaças a biodiversidade
Industrialização
Poluição ambiental
Queimadas não legalizadas
Caça ilegal de espécies em extinção ou caça demasiada de certa espécie a ponto de desequilibrar o ecossistema da região.
Urbanização em área verde ou protegida
Mudanças climáticas
Introdução de doenças e espécies exóticas
Esta biodiversidade pode ser dividida em três tipos distintos. São eles:
Diversidade Genética: A diversidade genética se constitui no conjunto de características presentes no DNA de cada ser vivo de uma determinada espécie. Eles são então geneticamente iguais. É este conjunto de características que irá determinar seu tamanho, cor do pelo ou cabelo e a cor dos olhos, por exemplo.
Diversidade Orgânica: Com o passar do tempo os cientistas aprimoraram suas técnicas de identificação e catalogação de animais e com isso passaram a separar aqueles que possuem uma história evolutiva comum, ou seja que em algum ponto de sua evolução tornam-se “iguais”. Assim eles passaram a classificar as inúmeras espécies de todo tipo de animal que conhecemos hoje e é no grupo destas espécies que se concentra a diversidade orgânica.
Diversidade Ecológica: Um conjunto de animais com o mesmo processo evolutivo e código genético semelhante forma uma espécie, um conjunto de espécies forma uma população, e quando diferentes destas se reúnem acabam por formar uma comunidade. São estas comunidades que integram nosso sistema ecológico formando nossos ecossistemas e ambientes, esta é a diversidade ecológica. O problema é que quando um destes ecossistemas é ameaçado todas as espécies também são, o que provoca um desnível no equilíbrio ecológico daquela região.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário